Você dificilmente tem contato com notícias de problemas com navios de carga. Mas existem! Não são comuns, mas vez por outra acontece. Um bom seguro tem coberturas desde a unitização do contêiner no endereço do exportador até sua entrega ao importador brasileiro, inclusive no frete rodoviário nacional. Geralmente, tudo isso por menos de 0,5%. Vale a pena!
É sabido que são construídos fora da água. Ao lançá-los nada de equipamentos tecnológicos de última geração, e sim cálculos da velha e sábia matemática!
Este equipamento presente nos Portos faz o embarque e desembarque dos contêineres em um navio. É a agilidade e segurança que motivaram o desenvolvimento destes equipamentos. Busca-se fazer todo o trabalho no menor tempo possível para que os navios permaneçam o mínimo atracado. Seus operadores tem um longo trabalho de treinamento até estarem aptos a operá-los. Estão conectados com a área de planejamento de operações do Porto que determinam onde cada contêiner deverá permanecer, de acordo com a rota do navio.